Natureza do Projeto
Título: “Eco-Escolinhas”
Escola EB1 n.º 5 de Abrantes:
- Localiza-se em Rossio ao Sul do Tejo, uma freguesia rural do concelho de Abrantes, distrito de Santarém O projecto pretende trabalhar diretamente com e para a Escola Básica do 1º Ciclo nº 5 de Abrantes. Houve, desde logo, por parte dos órgãos representativos da escola e dos professores que nela trabalham, uma grande recetividade à nossa proposta de intervenção.
O nosso projeto pretende despertar o interesse das novas gerações para a necessidade de preservar e de proteger a natureza e o meio ambiente.
Fundamentação:
As iniciativas promovidas pela escola são muito interessantes do ponto de vista das práticas pedagógicas, mas têm, fundamentalmente, como destinatários a comunidade escolar, ou seja, atividades praticadas no interior do espaço escolar, resultando daí, pouca visibilidade para o resto da comunidade.
Aproveitando esta base teórica e respeitando o trabalho já desenvolvido pela escola, chegamos à conclusão de que esta situação pode ser o ponto de partida para o nosso projeto
Decidimos optar por este projeto, pois sabemos que é cada vez mais necessário apelar aos valores da natureza, através de situações práticas para que haja uma alteração de atitudes e uma mudança de mentalidades face à nossa postura para com o ambiente.
Porquê um dia eco-escolinhas?
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS.
Ao criarmos um dia eco-escolinhas acreditamos que possa ser um dia onde exista um espaço de partilha, de socialização, de trocas de saberes e experiências de vida, que pode contribuir para desenvolvimento de um projeto comunitário, que fortaleça a coesão social e que permita a criação de “pontes” entre os diversos atores sociais presentes neste dia que dedicam muito do seu tempo a atividades relacionadas com a natureza e o ambiente. Que leve no fundo a uma alteração de atitudes e a uma mudança de mentalidades.
Parcerias:
Tendo como ponto de partida a escola, enquanto entidade dinamizadora de ações educativas, estabelecemos contatos com outras entidades que desenvolvem ações na área social, cultural e educativa tendo a natureza e o meio ambiente como principal objectivo.
Como tal contatámos e convidámos:
- Observatório de aves de São Facundo;
- Quinta dos Plátanos (Burro);
- Posto Territorial de Tomar - GNR;
- Bombeiros Municipais de Abrantes;
- Biblioteca escolar da Escola EB1 n.º5 de Abrantes;
- Câmara Municipal de Abrantes;
- Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo.
Objetivos:
Objetivo principal:
- Reforçar e consciencializar a importância da salvaguarda dos valores da natureza aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Objetivos secundários:
- Criar um espaço de troca de conhecimentos sobre o tema da natureza;
- Reforçar os conhecimentos sobre os 3’rs;
- Adquirir conhecimentos sobre “Como proteger a natureza sem perder qualidade de vida!”.
- Permitir o acesso a atividades como o hipismo;
- Permitir a interação entre crianças e animais;
- Reforçar a socialização entre a comunidade escolar.
Metas:
Contribuir para reforçar a compreensão dos alunos, em relação aos bons comportamentos que devem ter, enquanto cidadãos ativos que usufruem do meio ambiente.
Localização:
O projecto será realizado no AquaPolis Sul (Rossio Sul do Tejo), Abrantes.
População:
Alunos da EB1 n.º5 de Abrantes e comunidade escolar.
Os encarregados de educação, bem como a comunidade de Rossio ao Sul do Tejo poderão estar presentes apenas no final das atividades, assistindo ao flashmob.