Contextualização teórica

 

A ASC é uma estratégia de intervenção que, trabalhando por um determinado modelo de desenvolvimento comunitário, tem como finalidades últimas promover a participação e dinamização social a partir dos processos de responsabilização dos indivíduos na gestão e direção dos seus próprios recursos (Trilla, 2004).

Partindo dos princípios enunciados por Jaume Trilla, a nossa intervenção teve com objetivo principal reforçar e consciencializar a importância da salvaguarda dos valores da natureza aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Por outro lado, tivemos também a preocupação que esta atividade fosse um embrião de um modelo de desenvolvimento comunitário.

Esta ação irá permitir uma interação entre os diversos atores presentes que resultará numa interessante troca de conhecimentos e saberes.

Como se trata de um projeto educativo, é pertinente deixarmos aqui uma interpretação de Fátima Barbosa, citada por Américo Peres e Marcelino Lopes, " A animação educativa surge, neste contexto como estratégia privilegiada de dinamização dos tempos livres, de forma a promover o desenvolvimento social e de reconstrução social (...). A fantasia, a espontaneidade e a criatividade, elementos essenciais da Animação Sociocultural, possibilitam o processo de formação, originando mudanças de atitudes e práticas inovadoras, uma vez que a inovação não é mais que a realização de ideias criativas. O Tempo Livre enquanto Tempo de Anima, é o tempo por excelência de exercitar a capacidade de (re) criação do ser humano." (PERES, Américo Nunes e LOPES, Marcelino de Sousa, 2006).

"Podemos concluir que a ASC é uma prática educativa que conjuga o direito de todo o cidadão à educação integral e ao acesso à cultura com o direito e o dever de participar ativamente na vida coletiva e na estruturação da coletividade e na transformação da realidade. (VICHÉ, Mario González, 2008)