Reflexão da Realização

 

No dia 8 de junho de 2012, tal como havíamos programado implementámos, no Aquapolis Sul em Abrantes, o nosso projeto “Dia Eco-escolinhas” e que na opinião de todos os envolvidos, manifestada direta ou indiretamente, nas redes sociais e blogs da escola EB1 n.º5 de Abantes resultou num verdadeiro sucesso.

No entanto o percurso efetuado desde a proposta à sua execução, não foi isento de dificuldades que, paulatinamente, fomos ultrapassando conseguindo mantê-lo coerente com os objetivos alvitrados inicialmente.

Para o conseguirmos procedemos ao estudo da realidade e necessidades da própria escola recorrendo a contactos formais, com a coordenadora da escola e, posteriormente, com todos os docentes titulares de turma, antes de tomarmos a decisão sobre o tipo de projeto a implementar com o grupo discente do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.

Quando concluímos sobre qual o tipo de trabalho a executar apresentámos a ideia ao grupo docente da escola, que nos concedeu, de imediato, toda a liberdade para que o aplicarmos e assim nasceu o projeto do dia “Eco-escolinhas”.

Delineámos como objetivo principal reforçar e consciencializar os alunos do 1º ciclo do ensino básico da importância de salvaguardar os valores da natureza.

Queríamos elaborar algo que não fizesse parte das rotinas quotidianas dos alunos da E. B.1 n.º 5 de Abrantes e que chamasse à atenção dos problemas do ambiente.

Surgiu-nos a ideia de criarmos várias "estações" com atividades relacionadas com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. Para implementarmos esta ideia promovemos diversas parcerias:

- Para que os alunos pudessem ter a experiência de contacto com animais, contámos com a presença de dois cavalos e de um burro (GNR de Tomar e Quinta dos Plátanos de Rossio ao Sul do Tejo);

- Para que pudessem ter noção de como prevenir os fogos e do trabalho que os bombeiros desempenham quando há fogos, convidámos os Bombeiros Municipais de Abrantes;

- Para que pudessem reforçar os seus conhecimentos sobre a importância da água na vida tivemos a animação da leitura do livro “Só um golinho, rã!” desenvolvida pela Professora Bibliotecária Alda Serras;

- Para que soubessem como agir corretamente protegendo o meio ambiente e a natureza contámos com o ecologista e defensor da sustentabilidade do nosso planeta Manuel António que organizou e dinamizou o workshop de “Como proteger a natureza sem perder a qualidade de vida!”;

- Para se aperceberem que existem animais em vias de extinção, tivemos o burro e os carrinhos de rolamentos, pois os alunos em cada volta podiam selecionar um animal que estivesse em extinção para o salvarem;

- Para terem uma noção geral das aves existentes no concelho de Abrantes, contámos com a presença do Engenheiro Agostinho Alves do Observatório de Aves de São Facundo.    

Para a implementação do projeto por nós proposto poderíamos ter optado pelo recinto escolar, mas escolhemos um local perto do rio Tejo, o "Aquapolis Sul", que reune todas as condições necessárias para este tipo de trabalhos.

Como ponto fraco podemos apontar a desistência inesperada da equipa que dinamizaria a canoagem, que por motivos profissionais não puderam comparecer, mas que conseguimos colmatar com o workshop “Como proteger a natureza, sem perder qualidade de vida!”.

Apesar de, inicialmente termos ficado um pouco desapontados e até desiludidos com a situação criada concluímos, posteriormente, que este workshop veio enriquecer a nossa proposta global. Pois nela as crianças abordaram situações práticas do seu dia a dia e por via disso aprenderam pequenos gestos muito simples, que podem realizar no sentido de proteger o meio ambiente.

Como aspetos positivos realçamos a união e coesão do grupo, a capacidade de organização e de comunicação com as entidades com as quais estabelecemos parcerias, em particular com o corpo docente do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo (E.B.1 n.º 5 de Abrantes) o que permitiu o total cumprimento do cronograma estabelecido.

Foi um dia repleto de fortes emoções, focado sobretudo na troca de ideias sobre a natureza e o meio ambiente.

Este trabalho permitiu-nos melhorar a conceção de um projeto, de como estabelecer parcerias mais eficazes e de como nos organizarmos enquanto grupo, logo, concordamos, que foi uma boa experiência para a nossa vida futura, enquanto animadores socioculturais.

Antes finalizarmos esta reflexão não queremos, nem podemos deixar de reconhecer a importância do contexto em que todo este trabalho foi desenvolvido e de todos os apoios que recebemos e parcerias que obtivemos, que possibilitaram a consecução dos objetivos inicialmente propostos e o sucesso deste nosso projeto de trabalho.

Na mesma linha de pensamento importa realçar, todo o apoio e orientações que recebemos do nosso professor Dr. Avelino Bento, que nos acompanhou ao longo de todo este trabalho, no âmbito da unidade curricular de "Projeto" e que possibilitaram os resultados alcançados.